SANTO DO DIA 31/05 - Visitação de Nossa Senhora

por Danilo Lopes



Esta celebração tem por objetivo fazer memória do relato bíblico da visita de Maria à sua parenta Isabel, depois da anunciação do Senhor (Lc 1,39-56). O surgimento do cântico de louvor "Magnificat" está ligado a essa visita. Nesse encontro também ocorrera a santificação de João Batista no ventre de sua mãe Isabel, pela proximidade física de Jesus, ainda no seio de Maria (Cf. Lc. 1,44 em conexão com 1,15).


Esses acontecimentos bíblicos impressionaram profundamente a sensibilidade e a fantasia do homem medieval. Foram sobretudo os franciscanos que transformaram o relato evangélico numa comemoração festiva. S. Boaventura, superior-geral dos franciscanos, introduziu a celebração na sua ordem em 1263. O dia 2 de julho foi escolhido como dia da festa, porque era o dia que se seguia à oitava do nascimento de S. João Batista, comemorado em 24 de junho. A festa foi reconhecida pelo papa Urbano VI e depois de sua morte mais uma vez também por Bonifácio IX, no ano de 1389. Mas só com S. Pio V ela se tornou obrigatória para toda a Igreja latina ao ser inserida no calendário geral das festas e no missal romano. Pio IX elevou o grau da celebração em 1850, dpois de seu retorno do exílio.


O novo calendário litúrgico transferiu a data da celebração de 2 de julho para 31 de maio. As razões para a antecipação são de que a visita de Maria deve ser colocada no tempo que medeia entre a anunciação e o nascimento de João Batista, mais de acordo com a narrativa do Evangelho, e não depois do nascimento de João. Ademais, 31 é o último dia do mês de maio, o mês mariano por excelência e nada melhor do que terminar o mês com uma celebração histórica na vida de Maria, em que esta nos dá um belo exemplo de caridade e serviço ao próximo.


(Cf PALACÍN S.J., Carlos; PISANESCHI, Nilo. Santo nosso de cada dia, rogai por nós!, São Paulo: Loyola, 1991)

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN