O que Fazer para Ser um Bom Pregador?


por Rafael Simões


Um dia um bom jovem chegou a Jesus e perguntou: Mestre o que fazer para conseguir a vida eterna? E Jesus lhe respondeu que seguisse os mandamentos. O jovem lhe disse: tudo isso tenho feito, que me falta ainda? – Podemos imaginar que neste momento Jesus deve ter pensado: esse jovem quer mais! Mais do que apenas viver a palavra de Deus, ele quer encontrar a “palavra” de Deus, ele quer ir além, quer Me seguir. E Jesus é a “palavra” de Deus que se fez carne, como afirma são João “e o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14a). Infelizmente o jovem estava muito apegado às coisas que possuia...

Há duas importantes mensagens para nossa reflexão neste trecho, a primeira é que viver os mandamentos é um caminho seguro pra salvação; já a segunda é que é preciso se desapegar das coisas, ainda mais se estas nos afastam de Jesus!

O que tem a ver a parábola do Jovem rico com ser um bom pregador? À primeira vista nada diretamente, mas para ser um bom pregador primeiro é necessário ser um pregador e para ser um pregador é preciso seguir Jesus!

Parece óbvio, mas para seguir Jesus é necessário renunciar tudo o que nos afasta dele. Você quer ser um bom pregador? Imagino que sim, e para isso você precisa antes de tudo seguir Jesus! Você precisa conhecê-lo, ir removendo todas as barreiras entre você e Ele, entre sua vida que pode ainda estar cheia de trevas e os ensinamentos dEle que são luz. É uma tarefa árdua, mas é uma tarefa pra todos os cristãos, quanto mais pra aqueles que foram chamados a ser pregadores da palavra de Deus.

Se faz necessário lembrar que nós, os pregadores, temos que procurar como o Jovem rico o “que ainda me falta?” e diferentemente dele não desistir, se ainda nos faltar muito...

No evangelho de Mateus temos o seguinte: “Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam” (Mt 11,11-15), e no capítulo 7 temos “Entrai pela porta estreita” (Mt 7, 13a). Assim a escritura nos fala que devemos ser corajosos, incansáveis e nos esforçar para viver o evangelho. A violência a que a escritura se refere representa o esforço, a luta que por vezes pode ser até uma “violência” contra nossa acomodação. Antes de mais nada a pregação começa na vida, e mesmo que esta fique somente refletida em nossos atos atingiremos o objetivo da pregação!

Mahatma Gandhi, um grande homem que fez a diferença na vida de milhões de pessoas ao libertar a Índia da opressão inglesa, que é reconhecido como um grande promovedor da paz, e cuja religião era o hinduísmo fez a seguinte afirmação:

“ Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinos.”

Muitas vezes o maior problema não é o ensinamento, o problema é a falta de exemplo da nossa parte, porque deixamos de viver os ensinamentos de Jesus! O testemunho de vida é a palavra chave! Se queremos conquistar pessoas pra Jesus, temos que ser Jesus pra estas pessoas, só assim elas poderão conhecê-lo. Mas para isso deve haver verdade nas nossas atitudes, não podemos ser hipócritas. Se ainda não conseguimos viver como Jesus, devemos reconhecer nossa verdade, buscar os sacramentos da Igreja, especialmente a confissão e a eucaristia, e nunca desanimar. Porque Jesus nos ama muito, mesmo que ainda não consigamos viver a Sua palavra. E nunca se esqueça que nada pode nos separar do amor de Deus!

1 Comentário(s). Clique aqui!:

Anônimo disse...

Parabéns Rafael pelo brilhante artigo, que de forma simples e tão clara vem nos despartar para o seguimento de Jesus... com certeza, soh seremos bons pregadores a partir do momento em que nos decidirmos definitivamente em seguir Jesus, renunciando a tudo aquilo que nos afasta do amor Dele!!
um grande abraço a todos, Grupo de Oração Semeador!! Que o Senhor Jesus continue nos abençoando para que possamos levar o nome de Deus para todos aqueles que ainda não o conhecem..

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN