“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. "
Muito bom dia, meus amigos!
Quantas bênçãos recebemos no Rebanhão! Jesus prometeu que aquele ginásio seria uma enfermaria e Ele cumpre, de fato, todas as promessas que faz! Perdeu muuuito, quem não foi.
Para mim é uma alegria imensa estar aqui novamente refletindo em parceria com você a mensagem de Deus para nós, o alimento espiritual vindo da própria boca do Senhor.
Quero me prender, basicamente, nesse versículo que destaquei aí em cima: NOSSA LUTA DEVE SER DIÁRIA!
Não há folga, não há descanso, não há como e nem porquê ficarmos parados no tempo. Se assim fizermos, infelizmente, seremos tragados pelo "buraco negro" que nos ronda e quer, por tudo, acabar conosco.
Não é de hoje que verdadeiros cristãos são aqueles que remam, nadam, lutam contra a correnteza das tendências que o mundo sempre vem nos oferecer. Quando o demônio ofereceu a Jesus o mundo em troca de sua adoração ele estava oferecendo algo que, infelizmente, estava sob sua posse. É muito claro isso! É só você parar, observar as letras das músicas que viram sucesso; olhar para as coisas que são enfiadas "guela abaixo" dos telespectadores das novelas; olhar a maneira com que nossos adolescentes e até mesmo nossas crianças estão se vestindo, seguindo as "ondas" da moda...
É triste, mas a realidade é que cada vez mais as pessoas se aderem a esses modismos que só as destroem. O triste é que é como a teia de uma aranha, em que um fio se interliga a outro: as roupinhas imorais ativam uma sexualidade precoce, muitas vezes regada à àlcool e drogas; de "ficar" em "ficar" acaba surgindo uma gravidez indesejada que, no mínimo, irá formar um novo ser que terá uma probabilidade muito menor de ser uma pessoa equilibrada, por nascer em um lar sem estrutura, isso quando nasce em um berço cercado de seu pai e sua mãe.
Essa é só uma faceta de um jogo de podridão, de enganação, que muitas vezes acaba pegando aqueles que se julgam os mais espertinhos das turminhas.
Você se diz cristão? Você realmente quer assumir sua condição de filho de Deus e honrar a camiseta de jogador do time de Cristo?
Então, meu amigo, arreganhe as mangas, pois não há espaço para pessoas frouxas! A luta é diária e não pode ser diferente, pois o demônio é como um leão que ruge e nos ronda esperando o nosso primeiro vacilo para nos atacar. Porém, não há motivo para termos medo, pois é o próprio Espírito Santo quem nos capacita nessa santa luta. Lutamos uma guerra que já está ganha!
Você conhece bem as armas que nos são confiadas. São as cinco pedrinhas que Nossa Senhora nos apresentou em Medjugorje: o jejum, o rosário, a confissão, o estudo da palavra e a Santa Eucaristia, presença viva de Jesus em nosso meio.
Esse momento em que estamos entrando é momento propício para nos tornarmos mais e mais fortes em nosso combate espiritual. É interessante, sim, fazermos sacrifício de não comermos carne, como muita gente faz. Porém, o mais importante é você se fortalecer espiritualmente e, quero ser ousado em te afirmar isso, de nada adiantará você deixar de comer carne se em seu interior nada acontecer, se você não promover uma transformação que te leve para mais próximo de Deus!
Então, muito mais importante que deixar de comer carne, é você colocar sua vida de oração diária em dia!
Quanto tempo faz que você não jejua? Quanto tempo faz que você não faz uma boa confissão? Quanto tempo faz que você não reza o terço? Quanto tempo faz que você não tira um tempinho para estudar a Bíblia? Quanto tempo faz que você não faz uma boa comunhão, dialogando profundamente com Jesus e parando de reparar as pessoas que estão na igreja e na fila da comunhão?
Essas perguntas são apenas para você dar uma refletidinha básica. Espero que o Espírito Santo te deixe bastante incomodado, sinceramente.
Quaresma é tempo de conversão!
Deus nos abençoe cada vez mais,
Márcio Gomes Pacheco