PEDIDO ESPECIAL DE ORAÇÃO
Peço a oração de todos vocês para o bom andamento de todo o processo.
Bem Vindos à Guerra!
- A eucaristia;
- A confissão;
- A palavra de Deus;
- O Santo Rosário;
- O jejum.
Estaremos, nas próximas postagens do blog e da versão impressa de nosso informativo, detalhando o papel de cada uma dessas pedrinhas em nossa vida espiritual.
Por enquanto fica o convite para o despertar em sua vida espiritual. Devemos compreender sempre que da mesma maneira que nosso corpo material precisa de alimento para se manter, assim também necessitamos alimentar nosso corpo espiritual.
Há quanto tempo você não tem alimentado o seu eu espiritual?
SANTO DO DIA 30/05 - Santa Joana D'Arc
Joana, enquanto rezava em sua pequenina cidade natal, Domremy, aos treze anos, ouviu misteriosas vozes que a convidavam a libertar a França, dominada em grande parte pelos Ingleses. Quatro anos mais tarde, Joana foi levada até a presença do Delfim ( herdeiro do Trono ), que se encontrava nas proximidades de Chinon. Ao falar ao futuro rei Carlos, ela contou coisas secretíssimas, que não poderia conhecer por meios naturais. O Príncipe acabou por se convencer das aptidões sobrenaturais da menina e confiou-lhe o comando das tropas que sitiavam Orleans, e em pouco tempo reconquistaram quase todo o território francês.
ORANDO COM O SEMEADOR - O Terço da Libertação
É hora de você, então, rezar o Terço da Libertação!
Você pode rezar esse terço por todas as situações da sua vida, da sua família, parentes, amigos que você conhece que precisam ser libertos pelo sangue de Cristo.
Unidos em oração em nome de Jesus, rezemos:
NO INÍCIO : Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, …
NAS CONTAS GRANDES DO PAI NOSSO : Se Jesus me libertar, serei verdadeiramente livre .
NAS CONTAS PEQUENAS DA AVE MARIA : Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim ! Jesus, cura-me ! Jesus, salva-me ! Jesus, liberta-me !
NO FINAL DO TERÇO : Salve, Rainha, …
Observação : ao rezar pela família ou qualquer outra pessoa, troque o me e o mim por minha família ou pelo nome da pessoa.
SANTO DO DIA 29/05 - Santa Úrsula Ledochowska
O Semeador da Palavra
Em outras palavras, o reino de Deus, o evangelho, as bençãos, o amor, os dons do Espírito Santo, a alegria, a santidade, enfim tudo de bom que vem de Deus não vem pra você ou eu ficarmos apenas pra nós próprios! Nem pra dividirmos somente com aqueles que nós mais gostamos... Não! Não vivemos uma religião individualista! Deus quer que produzamos frutos, que nós espalhemos a boa nova, Deus quer que façamos a diferença também na vida dos outros...
Você pode estar pensando: boa nova? fazer a diferença? Como eu posso fazer a diferença? uma pessoa só não pode fazer muita coisa... Isso não é verdade! Existem muitos exemplos de pessoas que fizeram a diferença, e você tem que ser uma delas!
O segredo pra se fazer a diferença é: fazer todas as coisas com amor, fazer bem as pequenas coisas, e procurar viver como Jesus (esta última resume as duas primeiras). Jesus é a meta mais elevada de moral e de humanidade, deste modo ser como Jesus é redescobrir o verdadeiro sentido de Ser Humano e de poder fazer a diferença! Deixa eu te explicar melhor, só uma pessoa que procura viver os princípios pregados pelo evangelho: o amor, o perdão, a humildade, a disponibilidade de servir, a retidão moral e o temor a Deus, só assim esta pessoa vai se libertando de todos o vícios, maus comportamentos, traumas, inseguranças e todo o mais que a prende e a torna escrava, ou de si mesma ou dos outros. E ao se libertar do “pecado” e de tudo que a prendia, esta pessoa vai até sem perceber passar a fazer a diferença!
É como diz a escritura: a palavra de Deus é como luz... E é mesmo! Quem se renova por receber o evangelho como “terra boa” passa a brilhar! Este passa a fazer a diferença!
Faça a experiência, olhe pra sua vida e reflita: o que Jesus faria nesta ou naquela situação? Experimente fazer os deveres cotidianos com amor, seja arrumar sua cama ao levantar, sorrir pras pessoas que encontrar, ou mesmo exercícios mais difíceis como não falar mal dos outros, pedir perdão quando cometer um erro, perdoar os que erraram com você... As situações você mesmo sabe, mas sempre se pergunte: o que Jesus faria nesta situação? Conforme você for progredindo no conhecimento de Jesus a resposta a essas perguntas ficarão mais claras, e sua vida com certeza terá se transformado muito e de tal forma que você estará fazendo a diferença na vida de muitas outras pessoas!
Assuma este desafio! Acredite que você pode ser melhor, o mundo precisa de pessoas melhores, sua família precisa de você melhor, você precisa de você melhor! Deus nos quer livres pra podermos experimentar a felicidade que ele nos reservou! Sejamos “terra boa” e logo logo estaremos semeando a palavra na vida de outras pessoas, produzindo frutos “um cem, outro sessenta, outro trinta por um”.
SANTO DO DIA 28/05 - São Germano de Paris
Foi ordenado sacerdote no ano de 531, tornando-se depois, abade do Mosteiro de São Sinforiano de Autun. Pelo fato dos monges o considerarem muito austero, o destituíram do cargo logo em seguida. Mas, no ano 555, foi eleito Bispo de Paris. Lutou muito contra as guerras civis e a depravação entre os reis francos, mas não teve sucesso. Ainda como bispo, fundou um mosteiro, em Paris.
São Germano de Paris freqüentemente, contentando-se com uma única túnica, cobria com o restante das vestes um pobre nu e enquanto este se sentia quente, o bispo padecia de frio. Quando nada lhe restava, permanecia sentado, triste e inquieto, com fisionomia mais grave e conversação mais severa.
Morreu em Paris, no dia 28 de Maio de 576, tendo sido enterrado na Igreja do mosteiro por ele fundadado, que mais tarde recebeu o nome de Saint-Germain-des-Prés.
A Presença Real de Jesus na Eucaristia
Já ouvimos, com certeza, muitas pessoas falando que a Igreja é muito rica porque tem muito ouro ou porque tem muitas posses de terras, mas o maior tesouro da Igreja Católica não está nos seus bens materiais.
Sua maior riqueza se encontra na presença real de Jesus na Eucaritia, “o pão da vida”. Ele sim é o maior tesouro da Igreja! Ele é o coração da Igreja!
A palavra de Deus nos diz claramente: “onde o seu coração está, aí também está o teu tesouro”.
Experimentos científicos já foram realizados num pedaço de carne originário da transformação de uma hóstia consagrada e o resultado comprovou que esta carne era parte do miocárdio (músculo do coração) – Lanciano/ Itália (clique aqui para saber mais sobre o milagre).
Verdadeiramente se vê que a Eucaristia é o coração da Igreja, portanto.
Quem consegue quebrar a barreira que há entre a Razão e a Fé pode experimentar isso na sua plena essência, descobre o verdadeiro sentido da Vida! Ou melhor, a verdadeira Vida! Não há palavras que possam descrever tal experiência! É contagiante!
Quando isso ocorre pode-se sentir e viver o Amor verdadeiro, sem máculas nem máscaras. O Amor que não impõe barreiras a nada e a ninguém.
Mas quem não consegue, se entrega aos questionamentos medíocres e acaba se distanciando de Jesus, aquele que deve ser o Centro de nossa vida, capaz de nos manter firmes na caminhada incondicionalmente. Muitas vezes, por exemplo, acabamos recebendo-o indignamente ou até mesmo com desleixo, ao ir para uma fila de comunhão como se estivesse indo para o “abate”, de tanta tristeza, ou sem se preparar direito intimamente.
Temos que tê - lo como nosso refúgio e nossa fortaleza. Nosso tesouro! A fonte de Vida que Deus deu-nos por amor.
O que nós Católicos mais precisamos é procurar viver o nosso encontro pessoal com Jesus na Eucaristia. Viver como quem acredita verdadeiramente no Evangelho e celebrar este grande mistério da Igreja como se deve, acreditando na presença real de Jesus na Eucaristia.
Viva Nossa Senhora Auxiliadora!
por Márcio Pacheco
No final deste mês comemoramos a festa de Nossa Senhora Auxiliadora em nossa capela, localizada na praça da Vila 31 de Março.
Muitas pessoas têm dificuldade em identificar os diferentes títulos que Nossa Senhora recebe ao redor do mundo e, às vezes, até confundem pensando serem pessoas diferentes. Esses títulos são homenagens prestadas pelos devotos e estão ligadas, geralmente, às graças recebidas nessas comunidades.
A história diz que o grande imperador francês Napoleão I invadiu Roma, tentando forçar o Papa Pio VII a restituir à França os Estados Eclesiásticos, que haviam sido doações do Imperador Carlos Magno.
Tal acontecimento foi originado em conseqüência de o Sumo Pontífice não ter concedido a anulação da união matrimonial do irmão de Napoleão, Jerônimo, para que o mesmo se casasse pela segunda vez com uma senhora protestante da América do Norte.
Mesmo sendo preso e tratado miseravelmente por ordens do imperador, o papa não se rendeu. Chegou até mesmo a receber a unção dos enfermos em decorrência do estado preocupante de sua saúde na prisão. O papa, porém, buscava forças na intercessão de Nossa Senhora e fez um voto de que, uma vez liberto, faria uma festa para coroar a imagem de Nossa Senhora de Savona.
De repente o rumo das conquistas napoleônicas mudou. O papa foi solto e cumpriu seu voto no dia 24 de Maio de 1814, instituindo a festa de Nossa Senhora Auxiliadora.
O Discurso do Papa aos Jovens
“Nossos bosques têm mais vida”: não deixeis que se apague esta chama de esperança que o vosso Hino Nacional põe em vossos lábios. A devastação ambiental da Amazônia e as ameaças à dignidade humana de suas populações requerem um maior compromisso nos mais diversos espaços de ação que a sociedade vem solicitando.
Testemunho de vida - Perdoar é preciso
Tenho uma amizade de vários anos, daquelas que estão sempre prontas para todas ocasiões. Amizade linda, de dar "inveja" em qualquer pessoa. Certo dia discutimos por infantilidade e ficamos muito machucadas uma com a outra.
Eu já tinha decidido em meu coração que não iria perdoá-la nunca. Batia o pé dizendo que jamais me humilharia a ponto de pedir perdão e ainda discutia com quem tentasse me convencer do contrário. Passávamos perto uma da outra e parecia que éramos simples estranhas ou mesmo implicando a outra. Afinal sabíamos o ponto fraco uma da outra.
Porém, Jesus, com toda sua misericórdia e paciência, foi tocando meu coração até que a raiva que sentia dela acabasse por completo, mas meu orgulho não deixava me aproximar dela. E fiquei nesse impasse durante um ano e dois meses.
No dia 16 de janeiro desse ano, eu estava na missa e decidi dar um passo na minha fé. Resolvi pisar no meu orgulho e colocar Jesus em primeiro lugar na minha vida. Foi quando saí da igreja e fui direto à casa dela. O medo de sua possível reação estava quase me cegando de novo. Estava muito ansiosa e não sabia se ao menos ela iria me receber bem.
Rezando pelo caminho, falei pra Jesus
“Senhor, se não for ela que me atender eu vou embora e não volto mais."
Eu sabia que não era isso o que Ele queria pra mim. Quando cheguei, chamei. Ela saiu, me atendeu e foi um pouco fria comigo. Pensei que eu ia ser expulsa de lá, mas me surpreendi. Conversamos por alguns minutos, o suficiente para colocarmos um ponto final em tudo.
Passados alguns dias, ela telefonou para mim. Havia surgido uma vaga de emprego onde ela trabalhava e ela havia me indicado. No princípio não quis aceitar, com medo de como seria nossa convivência Mas seria um teste pra ver se realmente havíamos nos perdoado. Foi aí que aceitei e trabalhamos juntas por três meses.
Tenho certeza que Deus colocou esse emprego no nosso caminho para fortalecer nossa amizade novamente.
Hoje somos amigas como outrora e nos tratamos como se nada tivesse acontecido. Posso dizer que a amizade está até melhor, porque hoje sabemos nos respeitar mais.
Percebo o quanto é maravilhosa a ação de Deus em nossas vidas quando nos abrimos para a oração e diálogo com Ele.
Visita do Papa - Eu Fui!
Assim também fui ao encontro do Papa, com o coração aberto e cheio de alegria por ter sido escolhida entre tantos jovens para representar nossa paróquia de Nossa Senhora Aparecida, de Inhumas.
Foi uma experiência que jamais me esquecerei.
Seja ela grande ou pequena, pobre ou rica, O Pai a está sempre iluminando e abençoando é só abrirmos nossas portas e deixar Ele lá morar.
Diga NÃO ao aborto!
Vale a pena darmos uma conferida!
O que Fazer para Ser um Bom Pregador?
Há duas importantes mensagens para nossa reflexão neste trecho, a primeira é que viver os mandamentos é um caminho seguro pra salvação; já a segunda é que é preciso se desapegar das coisas, ainda mais se estas nos afastam de Jesus!
O que tem a ver a parábola do Jovem rico com ser um bom pregador? À primeira vista nada diretamente, mas para ser um bom pregador primeiro é necessário ser um pregador e para ser um pregador é preciso seguir Jesus!
Parece óbvio, mas para seguir Jesus é necessário renunciar tudo o que nos afasta dele. Você quer ser um bom pregador? Imagino que sim, e para isso você precisa antes de tudo seguir Jesus! Você precisa conhecê-lo, ir removendo todas as barreiras entre você e Ele, entre sua vida que pode ainda estar cheia de trevas e os ensinamentos dEle que são luz. É uma tarefa árdua, mas é uma tarefa pra todos os cristãos, quanto mais pra aqueles que foram chamados a ser pregadores da palavra de Deus.
Se faz necessário lembrar que nós, os pregadores, temos que procurar como o Jovem rico o “que ainda me falta?” e diferentemente dele não desistir, se ainda nos faltar muito...
No evangelho de Mateus temos o seguinte: “Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam” (Mt 11,11-15), e no capítulo 7 temos “Entrai pela porta estreita” (Mt 7, 13a). Assim a escritura nos fala que devemos ser corajosos, incansáveis e nos esforçar para viver o evangelho. A violência a que a escritura se refere representa o esforço, a luta que por vezes pode ser até uma “violência” contra nossa acomodação. Antes de mais nada a pregação começa na vida, e mesmo que esta fique somente refletida em nossos atos atingiremos o objetivo da pregação!
Mahatma Gandhi, um grande homem que fez a diferença na vida de milhões de pessoas ao libertar a Índia da opressão inglesa, que é reconhecido como um grande promovedor da paz, e cuja religião era o hinduísmo fez a seguinte afirmação:
“ Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinos.”
Muitas vezes o maior problema não é o ensinamento, o problema é a falta de exemplo da nossa parte, porque deixamos de viver os ensinamentos de Jesus! O testemunho de vida é a palavra chave! Se queremos conquistar pessoas pra Jesus, temos que ser Jesus pra estas pessoas, só assim elas poderão conhecê-lo. Mas para isso deve haver verdade nas nossas atitudes, não podemos ser hipócritas. Se ainda não conseguimos viver como Jesus, devemos reconhecer nossa verdade, buscar os sacramentos da Igreja, especialmente a confissão e a eucaristia, e nunca desanimar. Porque Jesus nos ama muito, mesmo que ainda não consigamos viver a Sua palavra. E nunca se esqueça que nada pode nos separar do amor de Deus!
A Pureza de Maria - Exemplo de Santidade
Ou será que você acha que Aquele que morreu numa cruz para nos salvar não tem o poder de te restaurar? Pois eu lhe digo que SIM, irmão, só Ele pode!
Jesus quer fazer em você essa restauração. Ele quer lhe dar essa vida vida nova, pois Ele te ama muito. Peça a Jesus que Ele lhe faça nova criatura e restaure sua castidade.
Que Maria, Mãe do Senhor e nossa, possa abençoar sua vida de santidade, e que o Espírito Santo de Deus possa estar contigo em todos os momentos de sua vida.
Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que possamos ser dignos das promessas de Cristo para sempre.
Amém!
Testemunho de Vida - Oração que Liberta
Tendo Visão Espiritual
Não podemos ter medo, quando Deus tem um projeto Ele sempre confirma seu desejo através de algum sinal. Em orações coletivas muitas vezes temos palavras bíblicas ou proféticas anunciadas e visualizações muitas vezes vindas de diferentes pessoas, o que sempre vêm confirmar a vontade de Deus.Não há experiência mais gostosa que aquela de ver o próprio Senhor com as rédeas de nossas vidas, de nosso grupo de oração e de nossos projetos.
O que era humanamente impossível já está com mais de duas décadas de funcionamento. Cada vez mais forte e transformando a vida de pessoas que se encontravam longe de Deus.A palavra diz que grande foi a alegria dos reis magos ao avistarem novamente a luz da estrela-guia, quando voltaram ao caminho correto (Mt 2, 10). Se você não tem sido guiado pela luz do Espírito Santo é hora de você refletir e retomar sua caminhada.
Postagens mais visitadas
-
Boa noite, queridos filhos de Deus! A RCC preparou para nós uma lista de pecados capitais, para nos auxiliar na revisão de n...
-
Olá, novamente, meus amigos! Já fizemos uma reflexão hoje, né? Mas senti-me tocado a retornar aqui para fazermos uma breve reflexão sob...
-
Muito bom dia, meus amigos! Como é gostoso começarmos o dia nos alimentando da Palavra que vem da boca de Deus, né? No trecho de hoj...
-
Quanta alegria de estar nascendo um novo sábado! Hoje temos noite de louvor no grupo de oração e o Senhor tem prometido um dia de muita ...
-
Bom dia a todos! A passagem do Evangelho de hoje é muito especial para todos nós. A parábola do Semeador é a grande motivadora da eq...
-
Muito bom dia, meus amigos... Prontos para mais uma reflexão? Ah... gostaria imensamente que a interação de todos fosse um pouco maior em re...
-
Há alguns dias atrás, logo pela manhã, enquanto eu pensava nas coisas de Deus e nas grandes maravilhas que Ele realiza em nossas vidas...
-
O evangelho de hoje está em Lc, 6, 39-42 e vem nos alertar da conduta das pessoas que querem ajudar o próximo, mas não percebem que e...
-
Muitíssimo bom dia, meus amigos!!! O hoje é motivo de muuuita festa mesmo para mim! Louvado seja o nosso Senhor pelo...
-
Olá, queridos irmãos e irmãs! O evangelho de hoje está em Mt19,13-15. Ele nos mostra que devemos ter um coração puro para entrarmo...