Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus



Muito bom dia, meus amigos!

A paz do Senhor esteja sempre com todos nós!

Na passagem de hoje, no evangelho de Mateus 22, 15-22, os fariseus se ajuntaram aos herodianos para preparar uma armadilha para Jesus. Inventaram uma pergunta na qual qualquer resposta ofenderia alguém e causaria uma enorme confusão. Entretanto, com a enorme sabedoria de nosso senhor Jesus Cristo, tal armadilha serviu de grande ensinamento a ser utilizado principalmente nos dias de hoje.

É lícito pagar impostos ao governo romano?

Essa pergunta poderia ser colocada da seguinte forma: O que é de César e o que é de Deus? Fariseus e herodianos eram as lideranças locais nos povoados da Galiléia. Bem antes, eles já tinham decidido matar Jesus (Mc 3,6). Agora, a mando dos Sacerdotes e Anciãos, eles querem saber de Jesus se ele é a favor ou contra o pagamento do imposto aos romanos, a César.

Pergunta esperta, cheia de malícia! Sob a aparência de fidelidade à lei de Deus, buscam motivos para poder acusá-lo. Se Jesus dissesse: “Deve-se pagar!”, poderiam acusá-lo junto ao povo como amigo dos romanos. Se ele dissesse: “Não se deve pagar!”, poderiam acusá-lo junto às autoridades romanas como subversivo.

“Dai, pois, a César o que é de César" : A moeda com a imagem de César.

“Dêem a Deus o que é de Deus!”, isto é, pratiquem a justiça e a honestidade conforme o exige a Lei de Deus, pois pela hipocrisia vocês estão negando a Deus o que lhe é devido.

 Louve-mos ao senhor, para nos dar sabedoria e discernimento, para separar-mos o que é de César e o que é de Deus!

 Marcos Melo

1 Comentário(s). Clique aqui!:

António Ja Batalha disse...

Quando retemos aquilo que é de Deus, o retido acaba por desaparecer, e não temos lucro disso, nem tráz glória para Deus. Mas quando usamos algo que nos parece insignificante, Jesus transforma isso de maneira gloriosa, e ganhamos, e os que nos rodeiam acabam por também ganhar.
Gostei do seu blog.
Minhas saúdações.

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN