Ocorreu um erro neste gadget

Santo do dia 18/09 - São José de Cupertino

José, chamado de Cupertino pela aldeia em que nasceu, na região da Apúlia, sul da Itália. Sua vida tem aspectos desconcertantes. O api era um simples carpinteiro, que mal conseguia sustentar a família. Viveu os primeiros meses de sua vida em um estábulo, porque o pai, endividado, teve de vender tudo. Era o ano de 1603. Com 17 anos, queria tornar-se frade, mas os franciscanos não o aceitaram porque era muito ignorante e rude de inteligência. E os capuchinhos, que o tinham aceito como irmão leigo, pouco depois lhe tiraram o hábito (foi o mesmo que lhe tirar a pele) por sua grande confusão mental.

Em lugar algum o queriam de volta, nem a sua própria mãe. Foi então que os franciscanos de Grotella finalmente lhe abriram as portas do seu convento, confiando-lhe os mais humildes serviços, como tomar conta de uma mula. José se autodefiniu: irmão burro e, não obstante isto, queria estudar para padre. Os novos superirores o admitiram entre os aspirantes ao sacerdócio, reconhecendo nele o grande pendor para a vida contemplativa, mas os estudos eram para ele um verdadeiro tormento. Aprendia pouco e com muita dificuldade, mas nos exames sempre saía-se bem. Sustentou o exame para o diaconato perante o próprio bispo e foi sorteado o único ponto que ele sabia: comentar ou fazer a exegese de um trecho evangélico.

José deu provas de especial inspiração divina que a todos maravilhou. A graça supria as falhas da natureza. Afinal foi ordenado sacerdote. Quase sem nenhum estudo teológico, tinha o dom da ciência infusa e era consultado por teólogos a respeito de questões delicadas e dava respostas sábias. Foi convocado certa vez pelo papa Urbano VIII e caiu em êxtase diante dele. Afinal, predisse o dia e lugar de sua morte, que ocorreu em Ósimo em 18-9-1663, quando tinha 60 anos.

(Cf PALACÍN S.J., Carlos; PISANESCHI, Nilo. Santo nosso de cada dia, rogai por nós!, São Paulo: Loyola, 1991)

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN