São os Doentes que Precisam de Médico





Hoje nós testemunhamos um dos momentos mais felizes na vida do evangelista Mateus (também chamado de Levi, nessa passagem do evangelho de hoje): o dia em que ele recebeu o chamado celestial, em que escutou em seu coração a voz de Jesus e essa foi tão forte, tão marcante, que fez com que aquele cobrador de impostos mudasse completamente a sua vida.

Vale ressaltar que, naquela época, a exemplo dos profissionais da prostituição, algumas outras profissões eram muito marginalizadas, socialmente falando. Ao pé da palavra, eram "deixados à margem" da sociedade, não eram convidados para as festas, não tinham vida social normal, como a grande maioria das outras pessoas. Imaginem o vazio dessas vidas!

No caso de Mateus, que era cobrador de impostos, era considerado como um verdadeiro traidor: tirava o dinheiro de seus irmãos de fé, de nação para dar a grande dominadora, Roma, e seu imperador.

Meus amigos, eis que Jesus vinha contra a correnteza. Contra a grande tradição que, segundo a Lei, se você tivesse contato com pessoas que tivessem alguma impureza, você deveria tomar banho imediatamente e, mesmo assim, passaria um bom tempo contaminado (Lev 15).

O Mestre, então, escolhe como seguidor, um representante dos excluídos e resolve comer em sua casa. Imaginem que escândalo significou aquilo para os doutores da Lei...

Creio que essa foi a maneira mais eficaz que Jesus encontrou de passar sua mensagem de que "quem precisa de médico é, nada mais nada menos, que o doente"! (Lc 5, 31 / 
Mt 9,12b)

Meus irmãos, quantas vezes o orgulho e a vaidade sobem em nossa cabeça e passamos a achar que somos melhores do que os outros porque vamos a um grupo de oração ou porque exercemos algum tipo de trabalho na igreja.

O desafio que Jesus lança é que são a essas pessoas que devemos ir, almoçar com eles e chamá-los ao anúncio do Evangelho. Não devemos seguir os exemplos de Jesus? É esse que Ele dá hoje...

Vale relembrar o que Jesus fez naquela ceia em que instituiu a Eucaristia. Ele se pôs a lavar os pés de seus amigos, dizendo que se Ele, que era Mestre e Senhor, se punha a servir os outros, muito mais nós, seus seguidores, deveríamos fazer a mesma coisa (Jo 13, 4-15).

Qual será sua atitude diante do que acabou de ler?

O amor gera atitude!

Que Deus nos abençoe com um dia muito lindo e repleto do Espírito Santo.


Grande abraço fraternal,


Márcio Gomes Pacheco

0 Comentário(s). Clique aqui!:

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN