Evangelizar é um chamado para todo aquele que recebeu o sacramento do batismo. No mês em que se comemora o dia mundial do missionário, em 22 de outubro, faço uma reflexão sobre essa opção de vida de entrega e enriquecimento interior.
Pelo batismo passamos a fazer parte da grande família que é a Igreja e à medida que vamos caminhando dentro da Igreja nos conscientizamos de que Deus nos chama a um comprometimento maior com a missão de evangelizar. Ser missionário independe de ser um padre, um religioso ou religiosa, embora esse chamado possa também se manifestar de forma mais específica. Mas acima de tudo ser missionário é dever de cada batizado. Todos podemos ser evangelizadores e eu acredito ser essa a maior novidade do Espírito Santo para esse novo tempo. Com os movimentos pastorais e as novas comunidades cada vez mais os leigos vão tomando consciência do seu papel e da sua importância na Igreja.
Juntos contribuímos para que a grande missão evangelizadora da Igreja aconteça, somos parte desse corpo. Ser missionário é estar aberto a ação transformadora de Deus e do seu amor que a cada dia vai confirmando o chamado que recebemos pelo batismo e nos firmando no compromisso com a evangelização.
O Missionário é um discípulo e deve estar sempre atento aos apelos de Deus e às suas inspirações, pois é Ele, o próprio Deus, quem mostra o caminho e revela qual a parte que cabe a cada um nessa grande messe que é a do Senhor. Estar na messe do Senhor é ter a disposição humilde de fazer o trabalho da formiguinha, com fidelidade ao cumprimento daquilo que Deus confia, da parte que Deus reserva para cada um, acreditando que se cada um estiver no seu lugar, ainda que pareça pouco, o todo acontece.
Quando entrei para a Canção Nova, em 2000, estava bem engajada na minha paróquia. Havia me comprometido com a evangelização, mas com o tempo fui percebendo que Deus me chamava a deixar tudo para ser missionária em uma comunidade.
Hoje faz 10 anos que pertenço à comunidade Canção Nova. Com o tempo também fui percebendo que o próprio Deus me conduzia a viver a missão além fronteiras (Ad gentes). Ele mesmo foi colocando no meu coração disposição para assumir a evangelização dessa forma. Dos 10 anos na Canção Nova, dois passei na missão da França e hoje pertenço à missão Canção Nova de Portugal. Foi e tem sido um tempo de muito crescimento como missionária tendo em vista todo o processo que implica em acolher uma cultura diferente, adequar a costumes de um determinado povo, aprender a língua de um determinado País etc.
Com esse pequeno testemunho digo que como missionária fui entendendo que é Deus quem chama e é Ele que nos conduz à medida que nos colocamos à disposição para servir. É um caminho contínuo na busca de ouvir a Deus e compreender que é preciso ser íntima Dele, pois só assim é possível corresponder como Ele espera que eu viva a missão de evangelizar.
* Débora Lira é missionária da comunidade Canção Nova e atualmente está a
serviço da evangelização na Casa de missão em Portugal. Acesse: http://cancaonova.pt/
Assessoria de imprensa da Comunidade Canção Nova
Ex-Libris Comunicação Integrada (11) 3266-6088
Fernanda Mira fernanda@libris.com.br ramal 209 / (11) 8229-2660
Célia Moreno celiabmoreno@libris.com.br ramal 208 / (11) 8932-8880
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens mais visitadas
-
Boa noite, queridos filhos de Deus! A RCC preparou para nós uma lista de pecados capitais, para nos auxiliar na revisão de n...
-
Olá, novamente, meus amigos! Já fizemos uma reflexão hoje, né? Mas senti-me tocado a retornar aqui para fazermos uma breve reflexão sob...
-
Muito bom dia, meus amigos! Como é gostoso começarmos o dia nos alimentando da Palavra que vem da boca de Deus, né? No trecho de hoj...
-
Quanta alegria de estar nascendo um novo sábado! Hoje temos noite de louvor no grupo de oração e o Senhor tem prometido um dia de muita ...
-
Bom dia a todos! A passagem do Evangelho de hoje é muito especial para todos nós. A parábola do Semeador é a grande motivadora da eq...
-
Muito bom dia, meus amigos... Prontos para mais uma reflexão? Ah... gostaria imensamente que a interação de todos fosse um pouco maior em re...
-
Há alguns dias atrás, logo pela manhã, enquanto eu pensava nas coisas de Deus e nas grandes maravilhas que Ele realiza em nossas vidas...
-
O evangelho de hoje está em Lc, 6, 39-42 e vem nos alertar da conduta das pessoas que querem ajudar o próximo, mas não percebem que e...
-
Muitíssimo bom dia, meus amigos!!! O hoje é motivo de muuuita festa mesmo para mim! Louvado seja o nosso Senhor pelo...
-
Olá, queridos irmãos e irmãs! O evangelho de hoje está em Mt19,13-15. Ele nos mostra que devemos ter um coração puro para entrarmo...
2 Comentário(s). Clique aqui!:
"Se algum padre ou algum bispo pretende ser prudente e guardar o silêncio, eu não guardarei, porque não quero entrar para história como os bispos que covardemente não levantaram a voz quando Hitler começou a governar a Alemanha em 1933." (Pe. Paulo Ricardo, sobre o PNDH-3)
"Porque se a gente se calar, as pedras vão falar. E vai ser ... uma vergonha muito grande se as pedras falarem porque os cristãos não se pronunciam." (Padre José Augusto, sobre o PT na Canção Nova)
"Não podemos nos calar!" (Dom Aldo Pagotto, sobre a Cultura de Morte no governo)
Muitos padres e pastores ergueram corajosamente sua voz para denunciar a Cultura de Morte do governo. Vamos também nós fazer o que estiver ao nosso alcance!
O site * www ponto ABORTOnaoPTnao ponto com * é uma FERRAMENTA que nos ajuda a deixar descoberta a Verdade sobre como o atual governo está tentando implantar a Cultura de Morte no Brasil. O site tem um histórico de notícias, é simples de acessar e fácil de divulgar!
Ajude a divulgar escrevendo uma postagem no seu blog e enviando e-mails para seus amigos! Mostrar a Verdade sobre o que o atual governo está fazendo em relação ao aborto é um ato de Amor com os brasileiros e patriotismo.
Alguns "fatos", não "boatos", a serem conferidos no site:
* UM DIA DEPOIS do primeiro turno, Ministério da Saúde continua projeto: "Estudo e Pesquisa - DESPENALIZAR o Aborto no Brasil"
* Como pré-candidata, Dilma ALTERA radicalmente discurso sobre aborto e fé
* Dilma diz que é um absurdo que não haja a DESCRIMINALIZAÇÃO do aborto no Brasil
* Dilma defende "atendimento PÚBLICO para quem estiver em condições de fazer o aborto ou querendo fazer o aborto"
* Igreja chama Lula de "novo Herodes" devido a DECRETO pela legalização do aborto
* Ministério da Saúde financia filme pró-aborto
* PT PUNE deputados por serem contra o aborto
"Aquele que conhece a Verdade e não a proclama é um covarde miserável e não um cristão." - São Pio V
Não podemos confundir.. que a igreja seja mais importante que o Reino de Deus... A palavra de Deus vem da Biblia e não de ideias ou atitudes humanas..
A canção nova veio pra colocar uma atitude de Cristo... So louvo a Deus para que não permaneça a atitude da Igreja!!
Abraços!!
Postar um comentário