Confiar no outro...

A paz de Jesus a todos! Encontrei este artigo no "site" da Canção Nova que fala sobre 'Confiança', e estou postando aqui para que possamos refletir se estamos sendo confiáveis para com as outras pessoas e em quem estamos colocando a nossa confiança. Sugiro que escutem a música "Confiança", do Walmir Alencar. A letra segue abaixo do texto. Boa leitura a todos! Que Deus nos abençoe!!

A confiança é um fruto que nasce de uma experiência de amor do encontro de duas pessoas. Para confiar é preciso se encontrar com o outro.
Quando falo do encontro lembro-me das experiências dos encontros de Jesus com tantas pessoas: Maria Madalena, Zaqueu, Bartimeu, Pedro… É o encontro que nasce do amor gratuidade capaz de ver a pessoa naquilo que a faz única e não se repete. Um encontro de amor que evoca o melhor do outro a vir para fora. Sim é verdade, o amor é a única força capaz de perceber e intuir o que o outro tem de melhor, aquilo que tantas vezes está escondido e que só quem ama é capaz de perceber.
A confiança nasce dessa relação de encontro de amor. É um encontro que nasce na oficina da vida. Jesus foi encontrando-se com as pessoas no caminho. É na caminhada da nossa existência que vamos nos encontrando com as pessoas. Faz-se necessário uma abertura interior e disposição para acolher todos aqueles que a Divina Providência vai colocando do nosso lado: na família, na escola, no grupo, na comunidade, no trabalho, enfim, em todas as situações que vivenciamos.
Para confiar é necessário tempo. Na nossa comunidade, Pe. Jonas usa algumas palavras fortes: “… é necessário sangue, suor e lágrimas”. Não se confia em alguém de forma mágica, é preciso conhecer o outro, dar-se a conhecer. É preciso partilha transparência, aceitação das diferenças, acolhimento, paciência. Confiar é uma conquista! Conquista que exige do seu coração abertura. Confiar implica em amar na gratuidade. Ricardo Sá diz que quando o amor é amadurecido aceita a todos. Confiar passa pelo processo de aceitação daquilo que o outro é, mesmo com os seus limites e defeitos.
Talvez você se faça esta pergunta: Como confiar quando nós somos traídos? Sinto que a confiança está muito ligada ao perdão. É preciso coragem para pedir e dar perdão. Jesus nos ensinou no alto da cruz quando pediu ao Pai que perdoasse aqueles que estavam crucificando-o. Ele disse: “Eles não sabem o que fazem”. Precisamos ter este olhar de Jesus, que aceita, acolhe e é capaz de ir além da situação, é capaz de ver a pessoa por inteiro. É capaz de recomeçar sempre.
Confiar no outro exige de nós uma atitude crescente de recomeçar sempre, mesmo quando eu fui traído, traída. Não é coisa fácil, é trabalho interior, exige lucidez diante dos fatos e autodomínio nos sentimentos. É preciso uma séria caminhada de conversão. Tenho feito esta experiência. Não é coisa fácil, mas quando você consegue experimenta-se a liberdade interior. O amor verdadeiramente nos faz livres.
Só o amor… Confiar é amar!


Vera Lúcia Reis

Artigos Canção Nova




Confiança - Walmir Alencar


Em teu coração, um abrigo sei que posso encontrar

Como amigo acolhe o outro em seu lar

Nem precisa chamar

Pequeno sou, mas em Deus a força podemos ter

Como a água rega e faz crescer, amadurecer

Assim eu quero ser, se um dia faltar alento em teu viver

Agora eu posso ver a presença de Deus refletida em teu olhar

Contigo aprendi que um amigo fiel é preciso conquistar

Com o tempo verás que a nossa amizade bem mais forte será

Em meu coração, um abrigo poderás encontrar

Como amigo te acolho em meu lar

Nem preciso chamarDeus é bom, nos ensina seu amor semear

Confiança é algo pra cultivar, mas é ele quem dá

Ele nos faz crescer, amigos e irmãos na mesma direção
Leia Mais

Dias Tristes

Os dias não são todos iguais. Alguns nos pegam de surpresa e se tornam nublados… são dias tristes. Estes dias recebi uma notícia impactante que até agora não consegui digerir. Fatos fortes podem provocar sustos que ficam ecoando em nosso dia como fantasmas interiores. Devemos tomar consciência desta armadilha da alma humana, pois os dias tristes são como colocar um óculos escuro para dirigir e esquecer de tirá-lo ao entardecer. Escurece mais cedo. São como as lentes sujas de um óculos de grau. O mundo todo fica nublado. Com isso, até as coisas boas costumam ser vistas com pessimismo. É neste momento que podemos dizer palavras fortes demais para os amigos sem revelar que a origem delas está em fatos que preferimos “curtir” em segredo, para não incomodar os outros… Pode não ser uma boa idéia.

Mas uma coisa é certa. Os dias tristes passam com a mesma velocidade dos dias nublados. Durante a chuva devemos professar a fé de um dia o sol voltará. Não será dilúvio para sempre.

Padre Joãozinho, scj.

Leia Mais

COMUNICADO!!!

Gostaria de comunicar a todos que no próximo sábado, dia 20 de outubro de 2007, NÃO haverá reunião do Grupo de Oração Semeador na Capela Nossa Senhora Auxiliadora, pois estaremos todos reunidos, juntamente com o Grupo de Oração Caminhando com Jesus e os demais grupos de jovens da RCCI, no Centro Comunitário da Vila Santa Teresinha, em uma grande NOITE DE LOUVOR, dando continuidade ao trabalho de divulgação e preparação para o XIX Encontrão 2007.
Desde já, todos estão mais que convidados a participarem deste momento de louvor e adoração, que começará a partir das 19:30 hrs!

Gostaria de aproveitar a oportunidade e comunicar a todos os servos do Grupo Semeador que no domingo, dia 21/10/2007, haverá REUNIÃO DE SERVOS, a partir das 10:00 hrs na Capela Nossa Senhora Auxiliadora, como de costume. Por favor, aqueles que forem tomando conhecimento avisem os demais.

Um grande abraço a todos e que a Paz de Jesus esteja com vocês!!!
Leia Mais

Noite de Louvor - dia 13/10: Uma Bênção!!!


Graças ao nosso bom e amado Deus a Noite de Louvor do Grupo de Oração Semeador, ocorrida no último sábado, foi uma bênção!!!
Mais uma vez o Senhor manifestou o seu poder e a sua graça sobre cada um de nós que estávamos naquele lugar.
Encheu-nos da sua alegria com um momento maravilhoso de animação e louvor.
Partilhamos da Sua palavra, em Atos dos Apostólos, Cap. 1, vers. 4 a 8, a qual nos diz que receberíamos o Espírito Santo que nos daria força!
Por último, o Senhor cumpriu o que dizia a palavra, derramando o seu Espírito Santo, em um momento de profunda oração e comunhão com Deus, tocando cada coração e nos enchendo do seu amor e sua paz, libertando e curando a cada um de nós, finalizando então com uma Adoração ao Santíssimo Sacramento que ali se faz presente.
Foi Maravilhoso!!!
Comemoramos o Aniversário do Grupo de Oração Semeador, que completou 7 anos de sua existência!!!
Agradeço a todos que colaboraram para a realização da noite de louvor e a todos que participam do grupo de Oração, por serem pessoas tão especiais, verdadeiros anjos escolhidos por Deus para estarem ali...
Que Jesus continue nos abençoando e iluminando o nosso caminho!!
Louvado seja o Senhor nosso Deus!!!
Leia Mais

CONVITE - NOITE DE LOUVOR


Você não pode perder nesse sábado, 13/10/2007, Noite de Louvor na Capela Nossa Senhora Auxiliadora para comemorar os 7 anos do Grupo de Oração Semeador!

Você é o convidade especial de Jesus!

Leia Mais

O que é Adoração?

A paz de Jesus a todos! Estou postando este artigo, extraído do site da Canção Nova, que fala o que é adoração e a importância de nos silenciarmos diante de Deus, para adorá-Lo de todo o nosso coração, em Espírito e em Verdade! Boa leitura a todos! Que Jesus nos ilumine!

"Colocar-se em silêncio interior não é fácil..."

Antes de mais nada, trata-se de aprender a se colocar na presença de Deus, simplesmente, com regularidade. Mesmo que não seja por muito tempo, deve ser uma ação diária.
Por que procurar a presença de Deus no silencio interior? Porque primeiramente Ele esta presente em nós, mesmo se não sabemos, mesmo se não o sentimos.
Colocar-se em silencio interior não é fácil, e menos ainda permanecer ali por alguns instantes. Não estamos acostumados. Isso pode nos parecer uma perda de tempo. Preferimos preenche-lo com barulho, até mesmo um “bom barulho” como os cantos de louvor, com instrumentos musicais. Desse modo fugimos da Adoração, e da graça da cura que ela traz ao nosso coração doente.
Há um tempo para o “louvor ruidoso e feliz”, um tempo para a pregação ou o ensino (formação), um tempo para o terço ou outra devoção completamente respeitável. Mas esses momentos não são de Adoração...
Um louvor pode introduzir a Adoração num segundo momento, tornando-se progressivamente calmo ate chegar a um completo silêncio. O Evangelho de Mateus 26, 6-13, trata de uma mulher que derrama um perfume de grande valor aos pés de Jesus. Os discípulos, indignados, reagem: “Para que esse desperdiçio?” Naquele momento, eles não tinham compreendido... Como nós provavelmente não compreendemos, ainda, a verdadeira Adoração...
Jesus lhes explica: “é de fato uma boa obra que ela realizou para comigo... pobres, vocês sempre terão, mas quanto a mim, vocês não terão para sempre”.
Conhecida por todos como pecadora, essa mulher ousa manifestar seu reconhecimento a Jesus. Ela “aproveita a presença de Jesus” para honrá-lo, agradecer-lhe à sua maneira, para adorá-lo, mesmo que, sem dúvida, ela não perceba que o adora, porque não sabe ainda em verdade que Ele é Deus.
Essa mulher, espontânea, de modo livre, aproveita o momento na presença de Jesus, mesmo que Ele pareça ocupado com outra coisa, para lhe mostrar seu amor e, mais ainda, para dar, à sua maneira, um aprova definitiva. Consagrar tempo para a Adoração é como derramar um perfume precioso sobre Jesus para lhe manifestar nosso amor.

Artigo extraído do livro Orações de cura e adoração
Philippe MadreEditora Canção Nova
Leia Mais

Santo do dia 08/10 - Santa Taís

Santa Taís foi uma prostituta egípcia. Viveu provalmente no século IV. Foi convertida por um monge chamado Pafúncio. Conta-se que o monge pediu-lhe que o recebesse num lugar reservado. Ela lhe respondeu que não devia temer os homens, mas somente Deus presente em toda parte. Desse encontro, Santa Taís saiu transformada e se converteu, mudando radicalmente de vida. Despojou-se de suas riquezas e levou vida penitente. Passou o resto de seus dias repetindo a seguinte oração: "Vós que me criastes, tende compaixão de mim".

(Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998)
Leia Mais

SERVOS SEMEADOR: Preparai-vos para a Batalha


Servos do Grupo de Oração, preparai-vos para a batalha do final de semana que vem. Cliquem aqui.
Leia Mais

santo do dia 07/10 - Nossa Senhora do Rosário

A festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo papa Pio V, em 1571, quando se celebrava o aniversário da batalha naval de Lepanto. Segundo consta, os cristãos saíram vitoriosos porque invocaram o auxilio da Santa Mãe de Deus, rezando o rosário. A origem do terço é muito antiga. Remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar suas orações vocais. O Venerável Beda sugerira aos irmãos leigos, pouco familiarizados com o Saltério latino, que se utilizassem de grãos enfiados em um barbante na recitação dos pai-nossos e ave-marias. Segundo a lenda, em 1328 Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do rosário para a salvação do mundo. Rosário significa coroa de rosas oferecidas a Nossa Senhora. Os promotores e divulgadores da devoção do rosário no mundo inteiro foram os dominicanos. Somos hoje, portanto, convidados a meditar sobre os mistérios de Cristo Jesus, associando-nos como Maria Santíssima à encarnação, paixão e gloriosa ressurreição do Filho de Deus.
(Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998)
Leia Mais

Santo do dia 06/10 - Beato Diogo Luís de San Vítores (Apóstolo das Ilhas Marianas)

Nasceu em Burgos (Espanha) no ano de 1627, filho de nobres de grande fortuna. Muito cedo manifestou seu desejo de entrar para a Companhia de Jesus, idéia que encontrou forte oposição em sua família. Durante a Festa da Anunciação teve uma visão da Virgem que confirmou seus desejos e, em 1640, ingressou no Noviciado da Companhia. Exemplo de devoção e dedicação, foi ordenado sacerdote em 1651. Inflamado de ardor missionário, teve que aguardar até 1660 para que seu desejo se realizasse. Enviado para a missão nas Filipinas, lá exerceu o ofício de Mestre de Noviços, Prefeito de Estudos e Professor de Teologia, dedicando-se também, com grande zelo, à conversão dos indígenas. Lutou pela criação da missão nas ilhas Marianas, que conheceu em suas viagens. Inaugurou a missão em 1668 onde, após converter milhares de almas à fé, morreu atravessado por uma lança e teve a cabeça partida por uma catana, em 1672. Foi beatificado por João Paulo II em 1985.

...não julgue V.M. que esta resolução (de entrar na Companhia) é tomada por persuasão de algum homem, pois é certo que não a tive de ninguém, nem atribua ao fato de eu ter pouca idade, porque este pensamento tem estado tão arraigado a mim, que não me recordo quando teve princípio.

Leia Mais

Santo do dia 05/10 - São Benedito

Benedito, cognominado o Mouro, ou “o Preto” - no Brasil -, nasceu em Sicília. Filho de escravos vindo da Etiópia para San Fratello, na Sicília, vendeu seus bens e fez-se eremita franciscano nas vizinhanças de Palermo. Mais tarde, obedecendo a uma determinação do Papa Pio VI, obrigando todos os seguidores da Regra de São Francisco a viverem em conventos de sua Ordem, abandonou o eremitério. No convento, dedicou-se a trabalhos humildes. Chegou a exercer o cargo de Superior, mesmo não sendo sacerdote, e mais tarde vemo-lo novamente trabalhando na cozinha. Morreu em 1589. Seu culto logo se espalhou pela Itália, Espanha, Portugal, Brasil e México. O Papa Pio VIII inscreveu-o no rol dos santos.
(Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998)
Leia Mais

Santo do dia 04/10 - São Francisco de Assis

Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para a coisa. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando, desta maneira, alcançar o Status que sua condição exigia. Contudo, em 1206, para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total à todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos. Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida, nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. O Pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares e queridos dos nossos dias. (Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998)
Leia Mais

Santo do dia 03/10 - S.Francisco de Borja (3o. Superior Geral da Companhia de Jesus)

Espanhol, duque de Gandia, vice-rei da Catalunha, casado e com 8 filhos. Ao conhecer a Companhia de Jesus afeiçoou-se tanto a ela que fundou em seu ducado uma Universidade entregue à nova Ordem. Ao morrer-lhe a esposa, renunciou ao mundo e fez-se jesuíta, trilhando generosamente o espírito de S. Inácio. Teve que fugir de Roma para não ser feito cardeal. Ordenado sacerdote, foi eleito Geral da Companhia de Jesus após a morte do Pe. Diogo Lainez. Caracterizou-se por sua devoção ao Santíssimo Sacramento. Em seu tempo a Companhia organizou casas de formação e abriu missões em países da América Latina. Recebeu o jovem Estanislau Kostka no Noviciado de Roma. Foi canonizado por Clemente X em 1671.

Assim como pela secura da terra murcham as flores e os frutos das árvores, assim também, quando a alma se entedia na oração e nos exercícios de piedade, secam-se as flores e os frutos espirituais. Por isso, quem pouco se exercita na meditação e na imitação de Cristo crucificado, mal aprenderá a sofrer e cairá na impaciência. E porque não medita assiduamente, na oração, sobre o conhecimento da própria baixeza e miséria, cai na estima própria e no desprezo do próximo.

Leia Mais

Chuva de Bênçãos!!


Já sabe como foi a reunião do sábado passado? Clique aqui e veja que lindo que foi!


Aproveito para agradecer pela presença da Mirilaine, da Clarisse e de sua mãe (não sei se os nomes são escritos dessa maneira, deculpem-me se estiver errado).


Deus nos abençoe cada vez mais!!
Leia Mais

Postagens mais visitadas

Ouça a Rádio Canção Nova



Seguidores

 

Sobre A Boa Semente!

A Boa Semente foi fundada em 2007. É uma criação do Grupo de Oração Semeador, da Renovação Carismática Católica da cidade de Inhumas GO. É um instrumento de evangelização sem fins lucrativos.

Sua principal missão é semear a Boa Semente através de reflexões diárias do evangelho. Você também pode fazer parte dessa família, entre em contato conosco e saiba como!

Os artigos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Deus te abençoe sempre!

Visite Meu Canto Secreto e descubra mais sobre o autor desse instrumento de evangelização. Mais uma criação Vocenanet.com VCN